quinta-feira, 12 de março de 2009

Mitos e Verdades Sobre Computadores

Mesmo que cada vez mais o computador faça parte da vida e do dia-a-dia de mais e mais pessoas, seguimos tendo dúvidas simples a respeito do equipamento. Aqui segue algumas delas que recebi, por e-mail, repassadas por amigos e, que achei de grande valia para todos os usuários os que desejam uma melhor performance de suas máquinas. Quaisquer dúvidas entrem em contato que responderei prontamente.

Faz mal ao computador ter ímãs colados à CPU

Verdadeiro. O problema do imã na CPU é quando este imã está colado na região próxima ao HD (Hard Disk), pois o mesmo funciona magneticamente. A agulha faz a leitura magneticamente, e o magnetismo do imã pode danificá-lo. Evite também utilizar equipamentos imantados muito próximos aos monitores, pois a resolução das cores pode ficar distorcida.

Empurrar o CD com o dedo para inseri-lo na CPU é prejudicial ao equipamento

Verdadeiro. O processo de abrir e fechar essa gaveta é feita por engrenagens. Quando os drives de CD-ROM param de abrir, acredito que seja por esse motivo, pois a força em demasia prejudica essas engrenagens.

Água ou café derramada sobre o teclado pode arruinar seu funcionamento

Verdadeiro. Estragam as trilhas metalizadas que estão embaixo das teclas. Podem criar um curto-circuito e queimar.

É necessário ter espaço entre o monitor e a parede atrás dele

Falso. Monitor não é geladeira. O ambiente em geral deve estar ventilado, mas não é indispensável que seja muita a distância. É muito pior ter outro monitor atrás (como acontece em muitos escritórios), porque pode haver o risco de ter interferências entre os computadores.

Quando o computador passou a noite toda ligado, é melhor desligá-lo e voltar a reiniciar

Falso. Pode seguir ligado sem problema algum. Ainda que pareça o contrário e dê vontade de desligá-lo um momento para que descanse, seguindo a lógica humana, o HD dura muito mais se permanecer ligado e não sendo o tempo todo ligado e desligado. Por uma questão de economia de energia, não convém deixar ligado por vários dias, mas se não levarmos em conta o fator do aquecimento global seria muito melhor para o PC nunca desligá-lo. Eles foram criados para isso.

Gasta mais energia ao ser ligado do que em várias horas de uso

Falso. Ligar consome menos energia do que as horas de funcionamento. Desligar poupa-se energia e, se permanecer ligado, gasta, como qualquer outro eletrodoméstico. É recomendável mantê-lo desligado, quando não estiver usando.

Faz mal ao computador ter algum celular por perto

Falso. Sem problema algum, no máximo um ronco provocado pela interferência de uma chamada.

Depois de desligar o computador é melhor deixá-lo descansar uns segundos antes de voltar a ligar

Verdadeiro. É recomendável esperar no mínimo alguns segundos antes de voltar a ligá-lo, 10 segundos deve ser o suficiente.

Mover a CPU quando o computador está ligado pode queimar o HD

Falso. A força centrífuga com que gira o HD é tanta que não acontece nada ao se mover a CPU. Muito menos ainda em se tratando de um notebook, porque eles foram feitos para isso. Mas é melhor evitar o movimento já que o HD é um componente sensível.

Pelo bem do monitor, é conveniente usar protetor de tela quando não está em uso

Verdadeiro. Porque o mecanismo do protetor de tela faz com que o desgaste das cores da tela seja uniforme. Ao renovar as imagens constantemente, não se gasta num mesmo lugar.

Quando há chuva forte, é absolutamente necessário tirar o plugue do computador da tomada

Verdadeiro. Deveria ser adotado como uma obrigação no caso de uma chuva muito forte, com muitos raios e trovões. Da mesma forma, é aconselhável retirar os cabos do telefone e da alimentação do modem para que não queimem com a descarga de raios.

Não é conveniente olhar a luz vermelha que está embaixo do mouse óptico

Verdadeiro. Pode até não deixar ninguém cego, mas é uma luz bastante forte que pode sim fazer mal a retina.

Nos notebooks deve-se acoplar primeiro o cabo de eletricidade à máquina e somente depois esse cabo a tomada

Falso. Tanto faz. Quase todos os equipamentos portáteis atuais têm proteção de curto-circuito e são multi-voltagem, podem ser ligados em tensões de 90 a 240 volts, pelo que são sumamente estáveis.

Ao desligar o computador, convém também desligar o monitor

Falso. Outra vez, tanto faz. Ao desligar a CPU, o monitor fica num estado em que consome muito pouca energia (pouca coisa mais que 1W) e não sofre desgaste algum. A decisão termina sendo em função da economia, ainda que o consumo seja realmente mínimo.

Não se deve colocar CDs, disquetes ou qualquer outro elemento sobre a CPU

Falso. Lógico, nada do que é colocado sobre a CPU pode ser afetado ou avariado, a não ser que esteja úmido e a água possa chegar ao equipamento, e os ímãs, como já foi falado no item 01.

O computador nunca pode ficar ao sol

Verdadeiro. Se ele esquentar mais do que o habitual, sua vida útil tende a decrescer. Por isso, nunca é boa idéia instalar o PC próximo a janelas onde bate o sol.

Se mais de 80% do HD tiver sendo usado, a máquina se torna mais lenta

Verdadeiro. Sempre é uma questão de porcentagem. Por mais que se tenha 20 Gb livres, se for menos de 20% da capacidade do disco, o funcionamento do computador será lento. Rodar o desfragmentador de disco pode ajudar um pouco.

Não se deve tirar o pendrive sem avisar à máquina

Verdadeiro. Deve ser selecionada a opção "Retirar hardware com segurança" antes de retirá-lo. Caso contrário, corre-se o risco de queimar a memória do USB.

Ter o desktop cheio de ícones deixa o computador mais lento

Verdadeiro. Não importa se são ícones de programas ou arquivos. O que acontece é que a placa de vídeo do computador renova constantemente a informação apresentada na tela e, quanto mais ícones, mais tempo. O mesmo vale para os ícones na "Barra de Tarefas": perto do "Relógio" e perto do botão "Iniciar"(Quick Launch - Inicialização rápida). Melhor deixar só os usados com freqüência.

Desligar a máquina diretamente no botão, sem selecionar previamente a opção de desligar o equipamento, estraga o HD

Verdadeiro. O HD pode queimar ao ser desligado, enquanto ele ainda está lendo ou escrevendo em alguma parte do sistema. Ademais, quando a energia é desligada subitamente, as placas que cobrem o disco (que gira até 10 mil rotações) descem sobre ele e podem ir riscando até que alcancem a posição de descanso. Ao selecionar a opção "Desligar o Computador", todo o sistema se prepara para repousar e suspende todas as atividades. Cada peça vai ficar em seu devido lugar.

2 comentários:

Victor S. Gomez disse...

Boas Dicas, estava esquecendo de desfragmentar o meu, vou fazêlo agora mesmo. Abraços

Victor S. Gomez disse...

Pow, tá com o dono do bar, ele sempre dá um jeito de ficar com o lucro maior. Abraços