domingo, 15 de março de 2009

Curimatã com coco

Vamos preparar um peixe!

O Curimatã comum ou cearense é um peixe que tem baixo teor de gordura e alto teor de proteína. Facilmente encontrado nos rios do Norte e Nordeste, de sabor agradável, é o componente de vários pratos regionais.

Ingredientes
1 curimatã grande ou dois médios
½ dúzia de limões
Alho, cebola, salsa, cebolinha, coentro, pimentões verdes e vemelhos, pimenta de cheiro e pimenta do reino a gosto
Leite de coco natural ou em garrafa
Azeite de oliva
Azeite de dendê
2 ou 3 ovos cozidos

Preparo
Limpe bem os curimatãs e corte-os em postas médias (nem finas, nem muito grossas).
Prepare uma salmoura a gosto com água, sal e o suco dos limões, o suficiente para que cubra completamente as postas, e guarde-as na geladeira de um dia para o outro.
No dia seguinte...
... num tacho grande, ou panela de barro, faça um refogado sem deixar queimar nenhum tempero, com azeite de oliva, alho, cebola, os pimentões a salsa e a cebolinha.
Sobre essa cama com um pouco de água o suficiente para não queimar, vá deitando as postas uma sobre a outra até todas as postas do peixe de curimatã estarem na panela, cozinhe-os em fogo bem baixo lentamente, sem acrescentar água (pois a mesma vai se soltar o que foi absorvido na salmoura durante o cozimento) até levantar fervura .
Nesse momento é que vamos colocar o leite de coco e o azeite de dendê.
Nunca mexa o peixe com qualquer utensílio (colher ou garfo), faça-o mexendo a panela segurando pelas alças e fazendo movimentos giratórios, para não despedaçar. Se sentir que está secando coloque mais um pouco de água, pois precisaremos de um caldo para preparar o pirão.
Quando estiver pronto separe uma quantidade boa do caldo para o pirão, e junte o coentro bem picadimhp às postas.
Para o pirão, não o faça sem coar o caldo– de preferência num chinoá, o que garante a retirada até das mais finas espinhas, pois não há nada mais desagradável do que encontrarmos espinhas num pirão.
Quando pronto arrume uma travessa o pirão, coberto por uma farofa de ovo cozido e regue bastante azeite.
Agora é só servir com arroz branco acompanhado de vinho branco ou cerveja e, me diga o que achou.

Bom apetite!

2 comentários:

Borjbrasil disse...

Ganhei um Curimatã de um Pescador quase uns 3,5kg, segui a risca essa receita com todos os acompanhamentos, só que arrisquei colocar uns camarões ficou show de bola ou seja show de Curimatã. Vale a pena fazer!!boa sorte!

Borjbrasil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.